Charmed Wiki
Advertisement
6x13 empathy1
Canalização
Informação do Poder
Efeitos/Usos

Redirecionar ou usar o poder/feitiço de outra pessoa

Gatilho

Concentração

Alinhamento

Bem

Categoria

Poder Defensivo

.
"Segure a mão dele. Deixe o poder de cura dele fluir através de você."
—Phoebe instruindo Paige.[src]

Canalização, em seu sentido mais amplo, é a habilidade de canalizar os poderes dos outros até o ponto em que os usuários podem assumir o controle dos poderes ativados e usá-los por si mesmos.

Descrição[]

Phoebe: "Algo realmente estranho aconteceu durante a minha leitura (na palma da mão). Senti que estava recebendo uma premonição e depois acho que Madame Teresa a interceptou"
Piper: "Interceptou? Como?"
Paige: "Ela é cigana, provavelmente a canalizou."
— As irmãs discutindo madame Teresa.[src]

Ela pode ser usada para canalizar todo tipo de poderes sobrenaturais, como Bolas de Energia e Premonições, que podem ser muito úteis quando se trata de combates mágicos. No entanto, uma grande desvantagem dessa habilidade é que os usuários só podem assumir o controle dos poderes que já estão em uso, não podem replicar o poder de um ser. Além disso, alguns poderes, como premonições e feitiços não podem ser controlados, no entanto, os usuários ainda podem se beneficiar deles. Por exemplo, Teresa canalizou uma visão destinada a Phoebe e, através do poder de Phoebe, previu que um Caçador Cigano estava vindo atrás dela.

Guardiões de Luz também podem canalizar suas habilidades de cura um pelo outro. Como mencionado anteriormente, Teresa também demonstrou que a magia cigana pode ser usada para canalizar o poder de outro indivíduo.

Alguns usuários de Empatia e Telepatia podem desenvolver a habilidade de canalizar como uma extensão de seu poder. No entanto, usuários empáticos e telepáticos podem não ser capazes de canalizar o mesmo tipo de poderes. Seres empáticos, por exemplo, podem canalizar poderes que estão vinculados a emoções, como poderes ativos, enquanto seres telepáticos só foram mostrados apenas canalizando poderes ligados a pensamentos, como feitiços.[1] Agora, embora o resultado final seja o mesmo, por serem duas habilidades separadas, os dois conjuntos de usuários usam métodos diferentes para alcançá-lo.

Através da Empatia[]

"Maneira de canalizar!"
Piper depois de ver Phoebe derrotar um demônio com sua própria bola de energia.[src]
Anigifnewdevempathy2

Comparado a outros métodos, usar a empatia para canalizar o poder de um ser é de longe o método mais simples e provavelmente o mais fácil de usar. Como os poderes estão ligados às emoções, canalizando um, o usuário canaliza o outro. A partir daí, o usuário poderá neutralizar o poder do ser que está canalizando. É um aspecto defensivo do Empatia, que apenas usuários altamente qualificados podem usar. Usuários deste poder podem canalizá-lo através dos olhos e das mãos.

Além disso, o usuário terá uma resistência considerável ao poder que está canalizando, o que torna o poder, quando usado contra ele, ineficaz.[2] Embora nunca tenha sido mostrado, também pode ser possível canalizar feitiços enquanto eles estão sendo lançados, pois é um poder mágico básico e colher os benefícios da magia.

Phoebe Halliwell é a única usuária conhecida capaz de usar seu poder dessa maneira. Ela achou que era um poder extremamente útil no combate de perto; por exemplo, desviar Bolas de Fogo[3] e Bolas de Energia[4] volta aos demônios, em vez de evitá-los e criar os seus. Phoebe, como mostrado, pode canalizar seu poder através dos olhos e das mãos.[5]

Phoebe pode canalizar até seis indivíduos diferentes ao mesmo tempo, ela revelou isso durante uma batalha com um grupo de Demônios de Enxame. Ela canalizou suas emoções e usou as mãos para parar suas bolas de fogo no ar, antes de redirecionar seus poderes de volta para eles, derrotando dois demônios de enxame ao mesmo tempo.

Através da Telepatia[]

"Rápido! Jogue a poção enquanto eu ainda estou canalizando-as."
Christy para Billie Jenkins.[src]

Este método é um pouco mais complicado e um pouco misterioso, pois se baseia em pensamentos, em vez de emoções. Por exemplo, os usuários podem canalizar os feitiços de outras pessoas enquanto estão sendo lançados e colher os benefícios do feitiço lendo seus pensamentos. Deve-se notar que, quando a telepatia é usada dessa maneira, canalizar pensamentos e ler pensamentos são a mesma coisa.[6]

A única telepata conhecida que já fez isso foi Christy Jenkins Em 2006, quando As Encantadas usaram um feitiço para levá-las a Pator, Christy usou sua poção para levar ela e Billie para lá também. Como mostrado por Christy - durante sua busca para encontrar Pator, leva mais tempo e muita concentração para canalizar feitiços. Isso ocorre porque o canalizador não pode colher o benefício de um feitiço, a menos que tenha sido completado.

Não está confirmado se um telepata pode ou não canalizar e controlar os poderes ativos de outra pessoa, já que Christy, a único usuária conhecida, só foi vista canalizando um feitiço. No entanto, eles podem replicar poderes.

Através da Magia Cigana[]

Phoebe: "Eu conheço essa reação. Você teve uma premonição, não teve?"
Teresa: "Mas não tenho premonições."
Phoebe: "Sim, mas eu tenho. Talvez você tenha interceptado por mim?"
— percebendo o que Teresa havia feito.[src]

Phoebe foi originalmente a Teresa para descobrir o que havia de errado com seus poderes, quando de alguma forma Teresa interceptou sua premonição durante sua leitura. Ela previu que um caçador cigano estava vindo para ela. Teresa não tinha ideia de como conseguiu a visão de Phoebe, mas Paige pensou que, desde que era cigana, devia tê-la canalizado.

Cura[]

Charmed402 674

Leo e Paige curando Cole.

"Eu não sou meio guardiã? Quero dizer, eu não poderia usar a minha metade para compensar a sua metade?"
Paige para Leo.[src]

Ao curar uma lesão, os Guardiões de Luz podem canalizar o poder um do outro. Paige Matthews canalizou Leo Wyatt em duas ocasiões separadas. Certa vez, ela acrescentou seu poder ao dele para curar a metade demoníaca de Cole Turner.[7] Outra vez, ela canalizou o poder de Leo para curar seus ferimentos depois que ele foi envenenado por uma flecha de guardião das trevas.[8]

Lista de Usuários[]

Poder Original
Através de feitiço, poção, poder, roubo, etc.
  • Mitzy Stillman (De Phoebe, mas nunca usada)
  • Prue Halliwell (Depois de obter os poderes de suas irmãs no interruptor mágico, mas nunca usada)
  • Paige Matthews (Ao curar através do poder de Leo)

Galeria[]

Small triquetra O artigo Canalização tem uma Galeria de Fotos.

Notas e Curiosidades[]

  • Pilar, Phoenix e Patra usaram uma forma de canalização de poder para canalizar o Poder das Três das Encantadas no episódio Repo Manor. No entanto, quando voltaram a usar seus poderes demoníacos, as irmãs conseguiram recuperar o controle do poder das três.
  • Quando perguntado se a canalização seria usada na 10ª Temporada, o escritor Pat Shand disse que não, e que embora a habilidade pudesse ser usada para tornar um enredo mais conveniente, não era dramaticamente interessante e que "a menos que algo aconteça canalizando melhorar uma cena, provavelmente não vou entrar nessa parte dos poderes"

Veja Também[]

Referências[]

  1. Mostrado em The Torn Identity.
  2. Adição de força ativa a outra pessoa é uma maneira de aprimorar os mecanismos de defesa natural do corpo.
  3. Em Used Karma a primeira Phoebe usou sua Empatia para canalizar Bolas de Fogo
  4. Em Soul Survivor a primeira Phoebe usou sua empatia para canalizar uma bola de energia. Pertencia a um demônio feminino.
  5. Em Used Karma, foi a primeira vez que Phoebe canalizou seu poder através de suas mãos, antes disso era exclusivamente através de seus olhos.
  6. The Torn Identity, "Não há evidências de que Christy tenha feito algo além de ler as mentes das encantadas para canalizar seus feitiços"
  7. Como visto em "Charmed Again, Part 2"
  8. Como visto em "Charmed and Dangerous"
Advertisement